Top List - Ferramentas
- Kelyanne Gualberto
- 3 de out. de 2015
- 2 min de leitura

O análista Ederson Melo escreveu uma postagem no seu blog sobre 6 ferramenta de controle de versão mais utilizadas por desenvolvedores e designer, no ano de 2008. Já se passaram quase 7 anos desde quando ele publicou essa análise e notou-se que tais ferramentas ainda são utilizadas no mercado de trabalho. Umas por suas credibilidades no mercado, outras por suas inovações. O fato é que tais ferramentas se tornaram indispensáveis no cotidiano de empresas, grupos universitários e colegas que necessitam dessas tecnologias para compartilhar código fonte de forma otimizada e organizada.
As ferramentas citadas por ele são:
CVS: A primeira e a mais antiga da lista, criada em 1986. Possui uma curva de aprendizado curta e utiliza o controle centralizado o que significa que apenas uma cópia original do software é utilizado.
Subversion é o sistema que possui maior aceitação por parte dos projetistas open-source. São usuários desse sistema projetos como SourceForge, Apache, Python e Ruby.
Git foi desenvolvido pelo criador do kernel do Linux Linus Torvalds e o seu diferencial é um tipo muito diferente da versão que é um controle no Sistema de controle de versão distribuída. Ou seja, o código base é distribuído em diferentes pontas e isso possibilita que o desenvolvedor possa recuperar commits antigos.
Mercurial é um sistema de controle de versão de distribuição open-source. Mercurial é extremamente rápido, e com o desempenho como a característica mais importante. Além de ser muito rápido e escalável, Mercurial é um sistema muito mais simples do que Git.
Bazaar suporta muitos tipos diferentes de fluxos de trabalho e
uma das suas principais características é o controle que você terá ao longo do setup e por possuir uma comunidade forte que mantém a ferramenta sempre atualizada.
LibreSource é um portal Web utilizado para gerenciar projetos colaborativos. É baseado em Java/J2EE e é mais um conjunto de ferramentas colaborativas visual para ajudar a facilitar projetos e equipes e está mais centrado nas ferramentas que não possuem uma grande curva de aprendizado.
Se você ficou curioso pra conhecer ainda mais sobre essas ferramentas recomendo, fortemente, que leiam o artigo (clique para ser direcionado) dele onde contém informações mais detalhadas sobre cada uma delas e os links para documentações e dowloads.
Fonte:
Acessado em: 02/10/2015
Comments